A terapia familiar é um dos recursos que a psicologia dispõe para ajudar as pessoas a terem mais saúde mental.

Apesar de terapias como a constelação familiar sistêmica serem bastante difundidas, há vários outros métodos que podem ser igualmente úteis.

Entender como funciona cada um dos tipos de terapia familiar irá te ajudar a melhorar sua relação com seus entes queridos.

Afinal, o que é terapia familiar?

A terapia familiar envolve uma série de recursos e métodos psicológicos. 

O principal intuito dessas abordagens é resolver conflitos entre membros de uma família e trazer mais paz entre as relações interpessoais nesse contexto.

Na maioria das vezes – assim como ocorre na terapia da constelação familiar sistêmica -, tal abordagem é feita em grupo. 

Por que devemos fazer a terapia familiar?

Todas as pessoas terão algum benefício ao praticar terapia de forma regular. No entanto, a terapia familiar possui algumas aplicações específicas, dentre elas:

  • Dificuldades numa relação (dificuldades conjugais – incluindo as sexuais – dificuldades de comunicação);
  • Dificuldades de separação / aproximação;
  • Problemas de uma criança ou um adolescente;
  • Crise familiar;
  • Envelhecimento e mudanças de ciclo de vida;
  • Morte;
  • Divórcio;
  • Desemprego;
  • Infidelidade;
  • Adoção;
  • Violência (física e/ou psicológica).

Vejamos mais a fundo alguns dos benefícios dessas abordagens.

Auxilia no fortalecimento dos relacionamentos

Seja entre a familiar nuclear, seja entre os outros membros, essas metodologias auxiliam no reforço dos laços entre os entes.

De fato, a saúde mental de uma pessoa é influenciada pela qualidade de suas relações. 

Nesse sentido, o fortalecimento dos relacionamentos familiares é de vital importância para o bem-estar psíquico dos pacientes.

Auxilia na libertação do passado

Tudo que acontece em nossas vidas deixa marcas. 

Alguns acontecimentos em especial geram traumas que repercutem de forma importante no presente.

A terapia familiar é um recurso que pode ser absolutamente eficaz para ajudar a dar um novo significado àquilo que aconteceu no passado dentro da dinâmica familiar.

Ajuda a aprofundar o conhecimento de si mesmo

A grande cantora Elis Regina canta, em um dos seus maiores sucessos musicais: “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.

É verdade que há muito dos nossos pais em nós mesmos. 

Reconhecer isso é importante para adquirir um autoconhecimento mais profundo.

Auxilia em qualquer situação

O impacto das relações familiares extrapola o seio dos entes queridos.

Afinal, quando se está em paz, tudo ao redor ganha novos ares.

Por conta disso, a terapia familiar traz mais leveza para todas as atividades do dia a dia, uma vez que ajuda a superar feridas do passado.

Promove o trabalho em equipe

Vivemos em sociedade. Dizia o filósofo grego Aristóteles que “o ser humano é um animal social”.

Ou seja, viver bem em grupo é de suma importância para a saúde emocional.

A terapia familiar, com suas várias abordagens, conceitos e métodos, promove dinâmicas em equipe, fortalecendo as relações em grupo.

Em que momento é indicado realizar a terapia familiar?

Embora existam uma série de benefícios em realizar a terapia familiar, há indicações para ela.

Uma das principais indicações se dá quando o sofrimento mental traz repercussões para os entes ao redor.

No entanto, todos os que desejam aprimorar as relações familiares podem buscar a terapia familiar e certamente terão ganhos com isso.

Quais são as vantagens da terapia familiar?

Sem dúvidas tais abordagens podem oferecer inúmeros benefícios, entre eles:

  • Promover uma convivência harmônica;
  • Melhorar a comunicação familiar;
  • Ressignificar experiências traumáticas;
  • Propiciar geração de mútuo apoio;
  • Fazer com que diferentes personalidades e gerações agreguem-se umas às outras;
  • Esclarecer eventuais diagnósticos de distúrbios psíquicos.

Assim, com os mais diferentes métodos e conceitos da terapia familiar, pode-se ganhar clareza de si e dos entes queridos que cercam cada pessoa.

Quais os tipos de terapia familiar?

Vejamos agora alguns detalhes sobre abordagens específicas da terapia familiar…

Sistêmica

A Terapia Familiar Sistêmica nasceu na metade do século XX com um grupo de pesquisa de Palo Alto, Estados Unidos, liderado pelo antropólogo Gregory Bateson.

Nessa abordagem, parte-se do pressuposto que comunicações disfuncionais entre os entes familiares podem acarretar em sofrimento ou até mesmo o desenvolvimento de transtornos mentais nos membros da família.

Dentre as aplicações da Terapia Familiar Sistêmica estão:

  • Situações de violência intrafamiliar; 
  • Pacientes com dependência química;
  • Auxiliar crianças e jovens no tratamento da obesidade.

Estrutural

Criada pelo psiquiatra infantil argentino Salvador Minuchin, a terapia familiar estrutural revolucionou a análise das relações entre parentes.

Isso porque a abordagem tem como pressuposto principal a visão da família como sendo um grande sistema, com vários subsistemas que interagem entre si e influenciam-se mutuamente.

A terapia estrutural coloca o terapeuta como parte integrante do processo de cura dentro do seio familiar. Segundo o próprio Minuchin:

“Algumas vezes sou irritante, algumas vezes brabo, algumas vezes expansivo. O que eu sinto é importante para aquela família. Sou um instrumento da teoria.”

Boweniana

Murray Bowen, criador da abordagem, foi um psiquiatra e psicanalista norte-americano.

Segundo ele, o principal problema dentro das relações familiares é que elas podem gerar apegos que implicam nas outras dinâmicas interpessoais da vida de uma pessoa.

Ou seja, aqueles que se mantêm apegados aos seus entes, desenvolvem relações baseadas ou na submissão, ou na dominação. Isso prejudica o desenvolvimento da autonomia individual.

Estratégica

Desenvolvido por um grupo de especialistas em saúde mental entre 1952 e 1967, a terapia estratégica é voltada para a resolução de conflitos familiares.

Assim, a psicoterapia estratégica é qualquer tipo de terapia onde o terapeuta inicia o que acontece durante o processo terapêutico.

Em outras palavras, o especialista desenha um método específico que considera mais resolutivo para sanar as queixas de cada grupo familiar.

Constelação Familiar

A Constelação Familiar é uma prática criada, na década de 1990, por Anton “Suitbert” Hellinger, estudioso de abordagens como Gestalt-terapia e psicanálise.

Hellinger, no processo de criação da Constelação Familiar, bebeu de várias fontes do conhecimento da mente humana, dentre elas:

  • Fenomenologia;
  • Hipnoterapia;
  • Terapia Familiar;
  • Análise Transacional. 

A partir disso, Hellinger criou uma série de “leis sistêmicas” que norteiam a prática da técnica, cujo principal objetivo é a cura de sofrimentos interpessoais originados no sistema familiar.

Como funciona o atendimento na terapia familiar?

Como toda abordagem terapêutica, o atendimento na terapia familiar é composto por um profissional da saúde mental e pacientes.

A dinâmica do atendimento varia de abordagem para abordagem, mas de maneira geral os membros família são estimulados a contar sobre os sentimentos e emoções que perpassam o relacionamento com seus parentes.

Assim, será criado um ambiente favorável para que insights surjam, podendo haver espaço para a ressignificação de traumas e outros sofrimentos presenciados na convivência familiar.

A duração dessas terapias depende da técnica e da análise de cada profissional.

Como escolher o profissional para terapia familiar?

Em primeiro lugar, é importante escolher profissionais devidamente qualificados e com as certificações para atuar como terapeutas familiares.

Após isso, é interessante que o terapeuta tenha disponibilidade de atender os parentes de forma concomitante, isto é, em conjunto.

Dessa forma, será possível criar conexões saudáveis entre o especialista em saúde mental e os membros da família, trazendo benefícios para todos.

Conclusão

A terapia familiar é um recurso que oferece inúmeros benefícios.

Tais ganhos abarcam não só a esfera individual, mas também coletiva. 

Dessa forma, ao passo que essas abordagens melhoram o autoconhecimento, as relações interpessoais também são aprimoradas.

Hoje em dia, ganha cada vez mais força a realização de terapias familiares no ambiente online devido à praticidade e facilidade para unir os entes. 

No Zenklub você encontra uma série de especialistas nas técnicas de terapia familiar que estão com a agenda aberta para atender a você e seus parentes.

Encontre um profissional

Referências

https://br.mundopsicologos.com/terapia-familiar